segunda-feira, 14 de junho de 2010

Guia para o Mundial..



É já amanhã que Portugal joga as primeiras cartadas no Campeonato do Mundo por isso deixo-vos um pequeno guia para explicarem, a todas aquelas pessoas que vos rodeiam mas não partilham a mesma paixão que vocês pelo futebol, como conviver convosco no próximo mês. São tantas as regras como o número de jogadores de cada equipa em campo por isso não há que enganar.

Queridas amigas, namoradas, paixões, amantes e também parceiras, mães, filhas (?), sobrinhas, primas, tias, madrinhas, colegas ou qualquer criatura do sexo feminino. (espero sinceramente que todos os indivíduos de sexo masculino que seguem este blog gostem de futebol): 

1. Durante o Mundial, a televisão é minha, 100% minha, o tempo todo. Sem excepção nem discussão. Não quero saber se na novela se vai saber finalmente se a Fabinha de Jesus é mesmo filha do Zé Peixoto ou se foi mesmo o Zé Quim que matou o Tóni das Couves.

2. De 11 de Junho a 11 de Julho de 2010, terão de ler todos os jornais diários desportivos que vos vão permitir termos algum tipo de conversa. Caso não procedam desta maneira, serão ignoradas por completo. Nesse caso, não reclamem por não receberem nenhuma atenção.

3. Se precisarem de passar à frente da TV durante um jogo, não me importo, contanto que o façam a rastejar e sem me distrair

4. Durante os jogos estarei cego, surdo e mudo, excepto nos casos em que vos solicite que me encham o copo de cerveja ou vos peça, com gentileza, que me tragam algo para comer.

5. É uma boa ideia manter pelo menos 2 caixas de cerveja no frigorífico, bem como uma razoável variedade de salgadinhos e petiscos. Como recompensa, estarão autorizadas a assistir TV entre as duas e as seis da manhã, a menos, é claro, que nesse período ocorra a repetição de algum jogo (mesmo que eu já tenha visto esse jogo, vê-lo-ei outra vez).

6. Por favor, por favor, POR FAVOR! Se me virem contrariado por alguma selecção de meu interesse estar a perder, NÃO DIGAM coisas como "Ah, deixa lá isso agora, é só um jogo..." ou "Não te preocupes, eles vão ganhar para a próxima...".

7. Serão bem-vindas a sentar-se comigo para ver um jogo e poderão me dirigir a palavra no intervalo entre a 1ª e a 2ª parte, mas apenas durante os anúncios e (importante) APENAS se o resultado da 1ª parte estiver do meu agrado.

8. As repetições dos golos são muito importantes. Não importa se já vi o golo ou não, eu quero ver novamente. Muitas vezes e de todos os ângulos possíveis.

9. Não me incomodem a mim ou aos meus amigos sobre as regras de futebol. Vejam o jogo e finjam que estão a perceber. Nunca perguntem como funciona a regra Fora-de-jogo. Infelizmente, não têm capacidade intelectual para entender.

10. Os resumos e debates desportivos do Mundial que dão toda a noite na TV são tão importantes quanto os jogos propriamente ditos. Que nem vos passe pela cabeça dizer coisas como "Mas tu já viste isto tudo..porque não mudas para um canal do agrado de todos?" Se disserem algo assim, saibam desde já que a resposta será: "Vejam a regra nº1 desta lista".

11. E finalmente, por favor, poupem-nos expressões como "Graças a Deus que só há Mundial de 4 em 4 anos". Estou imune a manifestações ridiculas dessa natureza, pois após o Mundial vem a pré-época, a Liga Sagres, a Liga dos Campeões, os sub-21, o campeonato espanhol, italiano, o alemão, o brasileiro, o russo, o holandês....

Obrigado pela cooperação. Verão que se soubermos qual é o lugar de cada um ninguém se chateia.