domingo, 28 de novembro de 2010

Raipe na madeira

Este post é dedicado aos meus colegas de especialização que assim como eu estão neste momento a aprender sobre a aplicação de madeira para fins estruturais. Ao longo das últimas semanas temos aprendido coisas interessantes sobre o tema, e perante isso na procura de mais informação deparei-me com esta preciosidade.
Será Pinho ? Carvalho ? Castanho ? Eucalipto ? Abeto ? Casquinha ? Choupo ? Tola ? Criptoméria ? Pseudotsuga ? Deixo essa resposta para o entendido no assunto Marques Pinho.

Uma coisa é certa se for pinho, o que está a raipar é pinho bravo de Viana e o outro é pinho manso de Leiria. Claramente uma árvore com aptidão para raipe, garante melhores propriedades em termos estruturais.Assim para um estudo mais rigoroso e classificação do tipo de madeira, numa tabela de propriedades dos vários tipos de madeira, onde constam os já habituais valores de resistência a tração,compressão, flexão entre outros parâmetros, será necessário após testes experimentais introduzir o Módulo de Raipe (R).


Como referido a madeira com este tipo de capacidade tem certamente melhores propriedades para fins estruturais e num ensaio ( imagem em baixo ) é claramente a última a ceder, se é que chega a ceder.